A anodização é um processo eletroquímico que proporciona maior qualidade no tratamento para produtos que necessitam de qualidade superior e fino acabamento. O processo promove a formação de uma camada uniforme de óxido de alumínio na superfície do alumínio, melhorando sua estética e protegendo contra corrosão, abrasão, oxidação e garantindo longa vida útil para as peças.
ANODIZAÇÃO PROTETIVA
É um processo para obter-se uma camada protetiva em volta das peças de alumínio. Aplicações: Auto-peças, peças para equipamentos eletrônicos / elétricos para alta tensão, hidráulicos / pneumáticos, odontológicos e medicinais, construção civil, acessórios para bicicletas, peças para máquinas em geral e entre outros.
Variação de tratamento:
- Fosca
- Texturizada
ANODIZAÇÃO DURA
Obtêm-se camadas consideravelmente mais duras do que as Protetivas. A dureza dessas camadas é comparável a cromo-duro, tendo uma elevada resistência à abrasão. Sua aplicação destina-se a casos especiais que requisitem maior dureza superficial, grande resistência ao desgaste e com a aplicação de PTFE proporciona um baixo coeficiente de atrito. Aplicações : Auto-peças, pistões, moldes, ferramentas, peças para equipamentos eletrônicos / elétricos para alta tensão, hidráulicos / pneumáticos, odontológicos e medicinais, construção civil, acessórios para bicicletas, peças para máquinas em geral e entre outros.
Variação de tratamento:
- Camadas altas e com alta dureza - Camadas com PTFE - Baixa rugosidade - Aplicadas em ligas trefiladas, injetadas e fundidas
ANODIZAÇÃO DECORATIVA
Após a anodização protetiva, utilizam-se corantes orgânicos (anilinas) para a absorção da cor na superfície da peça.
Aplicação: aparelhos odontológicos, ortopédicos e medicinais, peças e acessórios automotivos, máquinas e equipamentos em geral.